Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home Fundo JESSICA Portugal debateu “Oportunidades de Financiamento” no Alentejo
Fundo JESSICA Portugal debateu “Oportunidades de Financiamento” no Alentejo
Segunda, 14 Julho 2014 16:01

Fundo JESSICA Portugal debateu “Oportunidades de Financiamento” no AlentejoO Fundo JESSICA Portugal debateu "Oportunidades de Financiamento" no passado dia 11 de Julho, em Sines. A abertura foi efectuada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o encerramento foi efectuado pelo Senhor Presidente da CCDRA e da Comissão Directiva do INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013, António Costa Dieb.

Nesta sessão, que contou com elevada participação de empresários, investidores e associações do sector, os representantes dos FDU – Fundos de Desenvolvimento Urbano presentes, tiveram oportunidade de esclarecer os participantes sobre os principais aspectos relacionados com os financiamentos, como sejam, as tipologias de investimento elegíveis, onde e como pode ser feita a apresentação das candidaturas, como instruir as candidaturas, montantes de investimento passíveis de financiamento e percentagens de apoio. Foram ainda abordados casos práticos relacionados com anteriores financiamentos, para transmitir a forma de ultrapassar determinadas situações que se colocam na fase de candidatura ou de implementação dos projectos.

De referir que as entidades gestoras para a Região Alentejo são o Banco BPI e a Caixa Geral de Depósitos.

A Iniciativa JESSICA foi lançada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, com o objectivo de apoiar os Estados Membros da União Europeia na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana. Para o efeito, recorre aos fundos dos Programas Operacionais aderentes, entre os quais o INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano.

As grandes prioridades de intervenção são a reabilitação e regeneração urbanas, incluindo infraestruturas e equipamentos; eficiência energética e energia renovável em áreas urbanas; revitalização económica urbana em especial PME e empresas inovadoras e a disseminação de TIC em áreas urbanas, incluindo infraestruturas de banda larga e redes sem fios.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra