Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home INALENTEJO assinou contratos de financiamento do Património Cultural
INALENTEJO assinou contratos de financiamento do Património Cultural
Sexta, 04 Julho 2014 13:57

INALENTEJO assinou contratos de financiamento do Património CulturalA Cultura é algo que faz a diferença e que pode ser uma mais valia para o Alentejo, por isso quer a nível material, quer a nível imaterial, esta é uma área que não tem sido esquecida pelo INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013, antes pelo contrário tem havido uma forte aposta no apoio às diversas entidades que promovam a melhoria, salvaguarda e valorização do património cultural seja ele material ou imaterial.

Com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, do Senhor Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e da Senhora Secretária de Estado da Defesa, Berta Maria Cabral, comprovando o interesse e a importância destes investimentos para a Região Alentejo, e dando continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido, a Autoridade de Gestão do INALENTEJO procedeu à assinatura de mais 16 contratos de financiamento com um montante total de investimento aprovado de 12,8 milhões de euros e comparticipação comunitária FEDER de 10,2 milhões de euros, no âmbito do Regulamento Específico 'Património Cultural'.

Os projectos apoiados que abrangem toda a área territorial da Região Alentejo, abarcam as dimensões material e imaterial, incluindo iniciativas de animação sócio-cultural, são promovidos por 16 entidades regionais, contemplando uma grande diversidade de beneficiários a nível regional, entidades institucionais e agentes públicos e associativos. Da comparticipação comunitária atribuída a estes conjunto de projectos, no montante de 10,2 milhões de euros, 92% destina-se a projectos de natureza material e 8% a projectos de natureza imaterial.

Até agora, o INALENTEJO já aprovou um conjunto de 116 projectos para a área da Cultura, no âmbito dos Regulamentos Específicos 'Património Cultural', 'Rede de Equipamentos Culturais' e 'Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação – Património'', com um investimento elegível de 52,6 milhões de euros, e uma comparticipação comunitária FEDER total de 42,3 milhões de euros, o que representa 4,8 % do total do Programa. Cerca de 76% do investimento aprovado destinou-se a projectos a projectos de natureza material e 24% a projectos de natureza imaterial.

A seguir à sessão de assinatura de contratos, os Senhores Secretários de Estado e a Autoridade de Gestão do INALENTEJO visitaram dois dos projectos (Património da Humanidade) que vão ser alvo de processo de requalificação nesta fase, a Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, e o Forte da Graça, em Elvas.

Preservar a Herança Cultural e Ambiental da Região Alentejo, cujos valores diferenciadores nos transmitem um sentimento de identidade e pertença, associando-os às dinâmicas sociais, à inovação e à valorização económica, são os elementos fundamentais da estratégia de desenvolvimento que se pretende continuar e reforçar no futuro.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra