Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home INALENTEJO executou 668 milhões de euros até final de 2013
INALENTEJO executou 668 milhões de euros até final de 2013
Quinta, 13 Março 2014 10:01

INALENTEJO executou 668 milhões de euros até final de 2013O INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013 chegou ao final de 2013 com uma execução financeira de 668 milhões de euros, correspondente a uma taxa de execução de 60,05%, obtida com o melhor desempenho anual do programa.

Foram aprovados 2.253 projectos de investimento para a Região Alentejo, representando um investimento total de 1.378 milhões de euros e uma comparticipação comunitária FEDER de 893 milhões de euros.

Dos projectos contratados, 52,5% têm enquadramento nos sectores da Competitividade, Inovação e Conhecimento, realçando o esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelas empresas do Alentejo no aumento da sua competitividade, mas também a especial atenção que lhes tem sido dedicada pelo INALENTEJO, e que se traduz na concretização de um apoio concedido a 633 empresas com um investimento total aprovado no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas de 396 milhões de euros.

O Sistema Científico e Tecnológico a nível regional constitui outra área de grande importância para o desenvolvimento da Região, abrangendo o sector público e privado, instituições de ensino superior, laboratórios associados, laboratórios do estado, empresas com actividades de I&D, consórcios entre estas instituições, infra-estruturas de acolhimento de actividades de Ciência e Tecnologia - C&T, infra-estruturas tecnológicas e organismos públicos e privados de coordenação, gestão, acolhimento e valorização de C&T. A estas entidades, o INALENTEJO já concedeu apoio global a investimento de 40,3 milhões de euros.

A Cultura é algo que faz a diferença e que pode ser uma mais valia para o Alentejo, pelo que da parte do INALENTEJO tem havido uma aposta no apoio às diversas entidades que promovam a melhoria, salvaguarda e valorização do património cultural seja ele material ou imaterial. Já foram aprovados 90 projectos de investimento, representando um investimento de 36,9 milhões de euros para este sector.

A Coesão Social a nível regional é outra das áreas que o INALENTEJO reconhece como prioritária em termos de apoio, para o que tem vindo a colaborar com as instituições de natureza social que trabalham nesta área. Globalmente, o INALENTEJO já concedeu apoios no montante total de investimento de 51 milhões de euros, num esforço conjunto e empenhado para o reforço da rede de equipamentos e serviços.

Nos projectos de iniciativa municipal, o INALENTEJO já apoiou 723 projectos de iniciativa municipal, que representam um investimento total de 554 milhões de euros. As tipologias de investimento onde mais se tem verificado investimento municipal são as Acções de Valorização e Qualificação Ambiental, as Redes para a Competitividade e a Inovação, as Parcerias para a Regeneração Urbana, a Reabilitação da Rede Escolar e a Mobilidade.

A Autoridade de Gestão dá especial atenção aos pagamentos dos beneficiários, o prazo médio de pagamentos é de 47 dias, embora em termos de frequência se obtenham prazos de apenas 1 dia.

Os apoios concedidos pelo INALENTEJO assumem-se como um investimento abrangente em várias tipologias mas focado em elementos de competitividade do território, procurando a qualidade de vida e o valor económico da Região Alentejo.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra