Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home INALENTEJO no apoio à Cultura no Alentejo
INALENTEJO no apoio à Cultura no Alentejo
Segunda, 06 Janeiro 2014 16:02

INALENTEJO no apoio à Cultura no AlentejoA Cultura é algo que faz a diferença e que pode ser uma mais valia para o Alentejo, por isso quer a nível material, quer a nível imaterial, esta é uma área que não tem sido esquecida pelo INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013, antes pelo contrário tem havido uma forte aposta no apoio às diversas entidades que promovam a melhoria, salvaguarda e valorização do património cultural seja ele material ou imaterial.

O INALENTEJO contempla três Regulamentos Específicos na área da Cultura que se complementam e permitem potenciar as acções realizadas:

• Rede de Equipamentos Culturais

• Património Cultural

• RUCI - Património

Assim, até ao momento, na área da Cultura, foram aprovados pelo INALENTEJO 90 projectos de investimento, representando um investimento de 36,9 Milhões de euros e um co-financiamento FEDER de 29,7 Milhões de euros, abrangendo um conjunto de cerca de 50 entidades / agentes culturais da Região Alentejo.

Os projectos apoiados, que abrangem toda a área territorial da região Alentejo, abarcam as dimensões material e imaterial, incluindo iniciativas de animação sócio-cultural, e contemplam uma grande diversidade de beneficiários a nível regional, entidades institucionais e agentes públicos e associativos.

O Regulamento Específico da 'Rede de Equipamentos Culturais' pretende contribuir para melhorar o acesso público à fruição das actividades culturais e à participação das artes do espectáculo, das artes visuais e do património móvel no processo de construção e aprofundamento da cidadania.

Refira-se que o Regulamento Específico 'Património Cultural' tem por preocupação uma perspectiva de transmissão para o futuro dos bens culturais.

Já no âmbito do Regulamento das 'RUCI – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação' - Património, é objectivo que as redes de cidades possam cooperar numa base territorial na formulação e concretização de uma estratégia comum de reforço dos factores de criatividade e de promoção do conhecimento, neste caso na área da cultura.

Num tempo de grande exigência na defesa de prioridades e atribuição de meios financeiros na região Alentejo, tem-se procurado e conseguido conciliar a diversidade de investimento, agentes e abrangência territorial. Os apoios destinados à área da cultura são bem o exemplo desta preocupação e têm concretização real na tipologia e montantes de apoios públicos atribuídos.


grafico cultura

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra