Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home Apoios do INALENTEJO ao Sistema Científico e Tecnológico a nível regional
Apoios do INALENTEJO ao Sistema Científico e Tecnológico a nível regional
Segunda, 06 Janeiro 2014 15:54

Apoios do  INALENTEJO ao  Sistema Científico e Tecnológico  a nível regionalO Sistema Científico e Tecnológico a nível regional é uma das áreas que o INALENTEJO - Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013 reconhece como prioritária em termos de apoio, por permitir responder ao desafio das empresas no incremento de factores imateriais de competitividade destas.

Globalmente, o INALENTEJO já concedeu apoios no montante total de investimento de 40,3 milhões de euros às entidades que integram o Sistema Científico e Tecnológico a nível regional e comparticipação financeira comunitária FEDER de 27,2 milhões de euros.

De referir que o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) é o conjunto dos recursos humanos, financeiros, institucionais e de informação, projectos e actividades organizados para a produção cientifica e tecnológica e a endogeneização de conhecimento.

As Entidades do SCTN são as unidades de I&DT do sector público e privado, instituições de ensino superior, laboratórios associados, laboratórios do estado, empresas com actividades de I&D, consórcios entre estas instituições, infra-estruturas de acolhimento de actividades de Ciência e Tecnologia - C&T, infra-estruturas tecnológicas e organismos públicos e privados de coordenação, gestão, acolhimento e valorização de C&T.

O INALENTEJO enquadra cinco regulamentos, que se complementam e permitem alavancar os demais investimentos realizados com o apoio do INALENTEJO:

• Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional

• Sistema de Apoio a Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas

• Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

• Sistema de Apoio à Promoção e Capacitação Institucional

No Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional - Programas Integrados de IC&DT, existem 9 projectos de investimento aprovados, com um investimento de 6,6 milhões de euros, que se inserem no objectivo geral de crescimento e reforço do sistema científico e tecnológico nacional, tornando-o mais competitivo e agilizando a articulação entre os centros de saber e as empresas.

O Sistema de Apoio a Infra-estruturas Científicas e Tecnológicas, visa estender e optimizar a capacidade de afirmação das empresas e da sociedade portuguesa a nível internacional através da criação, promoção ou expansão de infra-estruturas tecnológicas e de difusão de tecnologia. Encontram-se aprovados 22 projectos de investimento na região, com um investimento de 19,7 milhões de euros.

O Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica visa criar, promover, consolidar ou expandir infraestruturas de acolhimento e apoio a actividades de Ciência e Tecnologia (C&T) e à valorização económica e social dessas actividades e de resultados de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Os 8 projectos de investimento aprovados no Alentejo representam um investimento de 12,8 milhões de euros.

Por último, numa lógica de envolvente, o INALENTEJO apoia outros projectos com cariz relacionado com Conhecimento e Tecnologia, no âmbito da Promoção e Capacitação Institucional. Estes projectos em número de 5, ascendem a um investimento de 1,2 milhões de euros.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra