Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home Plano de Ação Regional - Consulta Pública
Plano de Ação Regional - Consulta Pública

Alentejo 2020A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo foi incumbida pelo Governo em Outubro de 2012 de preparar regionalmente (NUT II), para o período 2014/2020, a programação do novo ciclo de fundos comunitários.

Foi assumido como determinante a colaboração e a parceria empenhadas dos actores regionais representativos das diferentes dimensões (política, social, económica, ambiental) que a preparação da estratégia de desenvolvimento regional e o subsequente exercício de programação carecem. Com efeito, só uma estratégia de desenvolvimento territorial e um plano de acção participados e apropriados pelos seus agentes mais representativos podem ter sucesso em termos de resultados.

Tem vindo assim esta Comissão de Coordenação a dinamizar, sob várias formas, o vasto conjunto de entidades que estruturam o tecido institucional regional, nomeadamente: organismos desconcentrados da Administração Pública (educação, saúde, segurança social, cultura, emprego e formação, economia, …); Instituições de Ensino Superior; Comunidades Intermunicipais e Municípios; Associações Empresariais; Sindicatos; Associações de Desenvolvimento Local e Regional..., com vista à sua participação nos trabalhos de programação do novo ciclo de fundos comunitários para o Alentejo.

O Plano de Acção Regional - Alentejo 2020 deverá constituir-se como o Documento de Orientação Estratégica para o Desenvolvimento do Alentejo no horizonte 2020 e ser entendido como um quadro de referência para:

(i) A identificação de prioridades estratégicas de intervenção por parte dos actores regionais (públicos, associativos e privados)

(ii) A integração regionalmente estruturada de opções estratégicas de intervenção sub-regionais

(iii) O acesso orientado a recursos de financiamento com origem nos fundos estruturais da Política de Coesão e dos outros Fundos Europeus de Investimento

(iv) A coordenação regional das diferentes políticas públicas de natureza sectorial ou territorial

É a proposta de Plano de Acção Regional – Alentejo 2020 que agora fica em consulta publica até ao próximo dia 6 de Setembro, com o fim de assegurar mais uma vez a participação dos actores regionais e dos cidadãos na consolidação da proposta regional de alocação de fundos comunitários ao Alentejo.

O Plano de Acção Regional resultante deste processo, será ainda objecto de análise pelo Conselho Regional da CCDR Alentejo e posterior apresentação ao Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, como documento de enquadramento e suporte à programação dos fundos comunitários no Alentejo para o período 2014/2020.

Os contributos tidos por convenientes podem ser apresentados pelo site da CCDR ou remetidos para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , até ao fim do prazo da presente consulta publica.


  • Para consultar o documento "Plano de Ação Regional – Alentejo 2020" aqui PDF
  • Pode fazer o download da Ficha de participação pública aqui DOC
 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra