Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home Autoridade de Gestão do INALENTEJO assinou contratos de financiamento com o CEBAL no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional
Autoridade de Gestão do INALENTEJO assinou contratos de financiamento com o CEBAL no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional
Segunda, 05 Novembro 2012 11:44

imagem assinatura1A Autoridade de Gestão do INALENTEJO assinou no dia 30 de Outubro, em Beja, dois contratos de financiamento com o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Baixo Alentejo e Litoral, no montante total de 1,3 milhões de euros e uma comparticipação financeira comunitária do FEDER no montante total de 1,1 milhões de euros.

 

A aprovação destes dois projectos: «GenoSuber» e «WaterTre&Val», inseridos no Programa Integrado Science 4 Value, pela Autoridade de Gestão do INALENTEJO, traduz o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo CEBAL e a importância dos apoios para a sua actividade, bem como a importância que o INALENTEJO atribui à investigação realizada no Alentejo, pelas entidades do sistema científico e tecnológico da própria região.

 

O Projecto «GenoSuber» pretende descodificar e conhecer o código genético do sobreiro, a espécie florestal com maior interesse socioeconómico em Portugal, permitindo o desenvolvimento de novos recursos genómicos de sobreiro, pela combinação das mais apropriadas tecnologias de alto rendimento (HT) com bioinformática avançada.

 

Já o projecto «WaterTre&Val» pretende utilizar tecnologia de membranas para a recuperação sustentável da água, tratamento e valorização.

A tecnologia de membranas é conhecida por ser eficiente na resolução de problemas complexos de efluentes industriais, por um lado, reduzindo o volume do efluente a ser tratado, e por outro lado, recuperando uma fracção importante da água com qualidade suficiente para ser reutilizada no processo industrial. Isto traduz-se na redução de custos directos no tratamento de efluentes, mas também no consumo de água.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra